Wilson Barbosa
Administrador


Olá, eu sou o dr. Fernando Amato, cirurgião plástico e hoje falarei sobre reconstrução de mama.

As mamas representam muito mais que um órgão de amamentação. Elas são um símbolo da sensualidade e desempenham um papel fundamental na estética do corpo feminino. O tratamento do câncer de mama pode ser mutilador, além de deformidades na mama, causa um impacto emocional importante. No Brasil, é direito da mulher, tanto no SUS como nos convênios realizar reconstrução mamária durante ou após o tratamento do câncer.

O melhor momento da cirurgia é escolhido de acordo com cada paciente. Dependerá do desejo dela, assim como diversos fatores, inclusive das suas condições clínicas. A reconstrução dependerá principalmente de como é essa mama, ou seja, qual o tamanho, qual o volume, qual o formato e, principalmente, da proposta cirúrgica realizada pelo mastologista.

O que ele fará? A quadrantectomia, que é a retirada apenas de uma parte da mama, ou a mastectomia, que é a retirada inteira da mama. Com essas informações, por exemplo, a reconstrução pode ser feita apenas com o uso de tecidos que sobraram da mama, ou seja, com retalhos e dependendo da localização pode ter um resultado semelhante a uma redução mamária ou uma mastopexia. Pode ser feito o uso de prótese de silicone ou expansores mamários.

O que é o expansor? O expansor é uma bexiguinha que, depois de ser colocada, no ambulatório é infiltrado o soro e vai crescendo, ganhando pele para no futuro trocar esse expansor por uma prótese de mama. E quando se retira muita pele para a retirada da mama, é preciso fazer um retalho e o retalho é a movimentação de tecidos de outros lugares. Um exemplo desse é o retalho do músculo grande dorsal, em que é retirada pele das costas com o músculo, e ele é rodado para a frente e esse retalho e essa pele cobrem uma prótese. Existe também outro retalho mais conhecido, que é o TRAM. Esse TRAM é um retalho do abdômen e que se retira a pele e, com a musculatura, é levado para a mama, para reconstruir a mama e o resultado final do abdômen pode ser semelhante a uma abdominoplastia. Além disso, existem outras técnicas mais refinadas de reconstrução de mama, com transplante de tecido do próprio paciente para a mama. Exemplo do glúteo e da perna.

Depois de ter feito a mama, é possível fazer a aréola e a papila e isso pode ser feito com retalhos e enxertos. Além disso, uma técnica menos invasiva é a micropigmentação. Vale lembrar que também é direito da paciente realizar a plástica na outra mama, para deixá-la mais parecida com a mama reconstruída.

Era isso o que eu tinha para falar sobre reconstrução de mama. Fiquem atentos para os próximos vídeos e nos sigam nas redes sociais. --
Assine nosso canal agora!
Visite nosso site: www.amato.com.br

-~-~~-~~~-~~-~-
Veja também: "Escleroterapia com sedação Annox"
...
-~-~~-~~~-~~-~-


Pouca gente sabe, mas toda mulher que retirou o seio por causa do câncer de mama tem direito a fazer a cirurgia de reconstituição de
graça pelo SUS.

No mês de conscientização contra a doença, o chamado Outubro Rosa, uma campanha da Sociedade Brasileira de Mastologia com o nome NENHUMA MULHER SEM MAMA incentiva a busca pelos direitos.


Facebook: https://facebook.com/redeminasjornalismo

Rede Minas: https://redeminas.tv
Categoria


O câncer de mama é a neoplasia que acomete maior número de mulheres no mundo inteiro – cerca de dois milhões de novos casos a cada ano. A boa notícia é que a doença tem cura, se detectada precocemente, por meio do exame de mamografia. Cuide-se !
Categoria


Uma nova droga supereficaz em testes com animais acaba de anunciar que vai começar a testar o tratamento em humanos.
Leia mais: https://wp.me/p7L6lP-QWQ
Categoria


Nosso especialista, o oncologista clínico Rafael Kaliks fala sobre o impacto psicológico e dos tratamentos (medicamentosos ou cirúrgicos) contra o câncer na vida sexual do paciente. A diminuição da libido é normal? Há risco de uma gestação durante um tratamento quimioterápico? Essas e outras dúvidas são esclarecidas pela Oncologia Einstein.

Mais informações em: http://www.einstein.br/Hospital/oncol...
Categoria


A psicóloga Ana Merzel fala sobre a relação de sexo e pessoas com câncer.

Assista e confira!
Categoria


Médico do Hospital de Câncer de Barretos destaca a importância do atendimento humanizado, deixando uma mensagem nas redes sociais.

JORNAL DA VIDA
O “Jornal da Vida” apresenta para a sociedade a boa notícia, a informação, acompanhada de esperança e soluções. Os especialistas de diversos setores e correspondentes do jornal estão por todo o país, transmitindo as notícias mais importantes do Brasil e do mundo. O "Jornal da Vida" vai ao ar de segunda a sexta-feira às 23h00.
www.redevida.com.br/jornaldavida


Os Cuidados Paliativos necessariamente passam pela atenção à família, que é impactada em cada fase da doença do paciente e com a sua morte.


Para ajudar, a união dos amigos dá segurança, a força da família dá coragem e a rede de carinho e cuidado dão a #VontadeDeViver. www.inca.gov.br
Categoria


Por ser longo, debilitante e ainda levar à queda dos cabelos, muitas mulheres consideram o tratamento como a fase mais difícil do câncer de mama. E, nessa hora o apoio da família é fundamental. Confira os detalhes na reportagem.